Raios UVA e UVB: saiba a diferença e como proteger os olhos

Entenda a diferença dos raios UVA e UVB e como proteger os olhos

Segundo a matéria do jornal Terra publicada em janeiro de 2024, os raios UVA e UVB podem prejudicar a visão e também a pele do nosso corpo. Por isso, é comum que atletas que praticam atividades ao ar livre sintam fadiga ocular, incômodos, ardências e outros sintomas que prejudicam a nossa visão.

Para te auxiliar, preparamos este conteúdo com as principais informações sobre o tema, como o que são raios UVA e UVB, as doenças nos olhos causadas pelos raios UV, a melhor forma de se proteger e o que considerar ao escolher um óculos de sol para a prática da corrida. Tenha uma boa leitura!

O que são raios UVA e UVB?

Os raios UVA e UVB são emitidos pelo sol, atingem a terra e passam pela camada de ozônio — mesmo em dias de chuva ou nublados, esses raios conseguem chegar até a superfície do nosso planeta. Quando ficam em contato direto com a nossa pele, de forma constante, podem causar envelhecimento precoce, inchaços e dor, além de prejudicar também a nossa visão.

A sigla UV significa ultravioleta e, na prática, é um tipo de radiação invisível aos nossos olhos. Além de ser emitida pelo sol, também está presente em lâmpadas e equipamentos. Por isso, os profissionais de saúde indicam o uso do protetor solar todos os dias, mesmo em locais fechados.

Considerando os raios UVA e UVB, as principais diferenças entre os dois tipos é que os raios UVA estão presentes todos os dias e conseguem penetrar profundamente na nossa pele, causando manchas, câncer de pele e envelhecimento precoce. Já os raios UVB penetram na camada superficial da derme e podem causar queimaduras, descamação e bolhas.

Confira também: Óculos para rosto redondo: 6 modelos para investir

Como os raios UVA e UVB afetam os olhos dos corredores?

Os corredores podem ser afetados pelos raios UVA e UVB quando ficam expostos sem proteção. Os danos causados pelos raios UV são cumulativos e podem se manifestar a longo prazo, por isso, a prevenção é necessária.

Os raios UVA conseguem penetrar nas camadas mais profundas da nossa visão e podem alterar a visão central. Já os raios UVB podem danificar o cristalino e a córnea. As principais doenças oculares causadas por esses tipos de raios, são:

  • Catarata;
  • Degeneração macular;
  • Pterígio;
  • Fotoceratite;
  • Queimaduras na córnea.

Qual a diferença entre a proteção UVA e UVB nos óculos de corrida?

Entender como funciona a proteção UVA e UVB e as diferenças de cada tipo de raio é essencial para se prevenir. Os óculos com proteção UVA protegem a nossa visão contra os raios que penetram na retina e causam a degeneração macular, já os com proteção UVB protegem contra pterígio e cataratas.

Para garantir a proteção UVA e UVB, utilize óculos com proteção solar, como os óculos com lentes polarizadas, que bloqueiam 100% dos raios solares horizontais. Inclusive, para os corredores que praticam a atividade ao ar livre, é preciso ter cuidado com superfícies brilhantes, como água, neve e areia.

Evite utilizar óculos de sol inadequados e que não tenham proteção solar, pois podem prejudicar ainda mais a saúde ocular, visto que a sensação da redução de brilho permite que a pupila fique mais dilatada e exposta à luz solar.

Como saber se seus óculos de corrida têm proteção UVA e UVB?

Como vimos, os óculos de sol são mais do que um acessório, eles são essenciais e responsáveis pela proteção da nossa visão e saúde ocular no curto e no longo prazo. Afinal, como saber se a lente do óculos tem proteção? Para ter certeza, confira algumas dicas:

  1. Selo de certificação: certifique-se que os óculos possuem selos que indicam padrões de qualidade, como o selo UV400 para produtos nacionais ou CE para itens internacionais;
  2. Certificado de autenticidade: a maioria dos óculos de qualidade acompanham um certificado que atesta a proteção contra os raios UV;
  3. Fabricante de confiança: empresas confiáveis se preocupam com qualidade dos produtos e proteção UV;
  4. Teste UV400: algumas óticas realizam o teste UV400 nas lentes, você pode solicitar e se certificar sobre a qualidade de proteção do seus óculos de sol.

Além de escolher os melhores óculos para a proteção dos seus olhos, aprenda como realçar o seu rosto com o tipo de óculos certo.

Por que a proteção UV é ideal para a saúde/performance dos corredores?

A proteção UV é essencial para a saúde e também para a performance dos corredores. Primeiramente, pois previne doenças oculares, protege a pele e auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. Para a performance, a proteção UV proporciona:

  • Conforto: os óculos com proteção UV proporcionam conforto aos atletas, pois evitam irritações nos olhos pela exposição aos raios solares;
  • Proteção contra o calor: alguns modelos de óculos de sol possuem lentes que bloqueiam parte do calor, proporcionando uma sensação mais agradável durante a atividade física;
  • Melhora da visão: lentes com proteção UV reduzem o brilho e a fadiga ocular, oferecendo uma visão mais nítida para os corredores.

Agora que você sabe o que é proteção UVB e o que é proteção UVA entende a importância de proteger a sua visão e investir em ótimos óculos de sol próprios para a corrida. Alguns modelos ainda contam com design moderno e podem ser utilizados em outras ocasiões como trabalho e lazer.

Gostou do conteúdo? Continue no blog da goodr e aproveite para conferir os 3 melhores modelos de óculos para rosto quadrado. Até lá!

Referências

Não é só a pele: raios UV e UVB podem prejudicar a visão. Terra, 2024. Disponível em: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/verao/nao-e-so-a-pele-raios-uv-e-uvb-podem-prejudicar-a-visao,df0eb695509711b95b3e715855b65da53usbjwws.html. Acesso em: 31, outubro de 2024.

Avalie

Deixe um comentário